quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Sequência didática: Os Lusíadas

Nesta situação de aprendizagem, os alunos irão refletir sobra a leitura de um clássico da Língua Portuguesa nos dias atuais, a partir da seguinte questão: quem lê uma obra como Os Lusíadas hoje em dia?

Materiais e recursos necessários
- LivroClip "Os Lusíadas" (acessado pela Biblioteca Digital)
- Acesso à rede social de leitores Skoob (não precisa ter conta).

Passo 1 (uma aula)
- Acessar a Biblioteca Digital LivroClip e o conteúdo relativo à obra  "Os Lusíadas" (livroclip, informações sobre o autor e a obra)

Atividade oral
- Leitura em voz alta de trechos da obra (acessados pela própria Bibliteca Digital).
- Debate: Quem lê esse tipo de obra hoje em dia? Qual seria o perfil desses leitores? Um adolescente "comum" poderia ser atraído para a leitura de Os Lusíadas?

Passo 2 (uma aula)
- Apresentação da rede social de leitores Skoob (www.skoob.com.br).
- Realizar uma pesquisa na rede Skoob pela obra Os Lusíadas para observação dos dados relativos às leitoras (perfil dos leitores, estatísticas, avaliações, resenhas).


Atividade escrita
- Os alunos produzem quadros sintetizando os dados observados (número de leitores, leitores masculinos e femininos, idade média, avaliações positivas e abandonos, etc.);
- Redação de um comentário expondo suas conclusões sobre os dados analisados.

Atividade de socialização
- Produção de cartazes para fixação no pátio da escola divulgando a rede de leitores Skoob e os dados relativos à leitura de Os Lusíadas (não deixem de contextualizar informações sobre o autor), sob o pretexto de convencer os demais alunos da escola de que ainda há muita gente (inclusive adolescentes) lendo poesia épica.
- Procurem ilustrar os cartazes com imagens inspiradas nas colagens do livroclip assisitido.

Prof. Fábio Coutinho Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário