sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Sequência didática: Fernando Pessoa na prosa

Neste roteiro, os alunos poderão produzir um livro a partir de fragmentos de uma obra de Fernando Pessoa, inspirados num trabalho semelhante realizado pelo Instituto Canal do Livro.

Materiais e recursos necessários
- LivroClip "Dias Melhores pra Sempre" (acessado pela Biblioteca Digital);
- Livro "Dias Melhores pra Sempre" em PDF (para ser visualizado no projetor multimídia), disponível na própria ferramenta LivroClip no ícone "Leia a obra";
- LivroClip "Do Livro do Desassossego", de Fernando Pessoa (heterônimo Bernardo Soares);
- Livo "Do Livro do Desassossego" (disponível na própria ferramenta LivroClip no ícone "Leia a obra"), impresso em número de um exemplar para cada três alunos;
- Revistas para recorte;
- Papel canson colorido e materiais para recorte, colagem e escrita de acabamento.


Passo 1 (uma aula)
- Acessar a Biblioteca Digital LivroClip e o conteúdo relativo à obra  "Dias Melhores pra Sempre" (livroclip, informações sobre o autor e a obra)

Atividade oral
- Discutir sobre o processo de composição da obra (montagem de imagens e fragmentos de poemas de Fernando Pessoa; um fragmento para cada dia do mês; cada fragmento do poeta é antecedido por uma pergunta ou reflexão de quem elabora a montagem; os fragmentos sugerem sempre mensagens positivas sobre a vida, o ser humano, os sentimentos, os valores etc.; no início, créditos sobre os responsáveis pela edição; no final, os créditos contendo informações sobre o autor e os poemas originais; montagem realizada com um editor gráfico de textos e imagens, provavelmente CorelDraw - saber se alguns dos alunos conhecem e dominam os recursos desse software).


Passo 2 (uma aula)
- Acessar a Biblioteca Digital LivroClip e o conteúdo relativo à obra "Do Livro do Desassossego" (livroclip, informações sobre o autor e a obra);
- Distribuir os alunos em grupos de três integrantes e entregar a cada grupo um exemplar impresso dos trechos da obra disponíveis na ferramenta LivroClip (um arquivo PDF de 19 páginas, podendo ser impresso ao modo de 2 páginas por folha, frente e verso);
- Oferecer um tempo para a leitura livre dos fragmentos.


Atividade escrita
- Os alunos selecionam trechos do livro (5 para cada grupo), dos quais se possam extrair mensagens positivas sobre a vida, o ser humano etc.
- Os alunos reproduzem os fragmentos escolhidos em um folha, antecedidos de perguntas e reflexões que direcionam o sentido da leitura.
- Os alunos pesquisam em revistas por imagens (pessoas, paisagens etc.) que possam servir à montagem, associadas aos fragmentos escolhidos.
- Os alunos confeccionam a montagem (semelhantes ao livro "Dias Melhores pra Sempre"), utilizando papel canson colorido, as imagens selecionadas e os fragmentos copiados, com acabamento caprichoso.
- Coletivamente, confeccionam a capa, os créditos inciciais e finais, utilizando o mesmo papel das páginas internas.
- Monta-se o livro.
Obs.: caso haja alunos na turma que saibam utilizar o CorelDraw, a montagem pode ser realizada com imagens digitais (talvez fotos dos próprios estudantes) e o todo o acabamento pode ser feito digitalmente, resultando num arquivo em PDF.

Atividade de socialização
- Apresentação do livro no pátio da escola. (Ou digulgação do arquivo neste blog, no caso da montagem ter sido feita digitalmente.)

Prof. Fábio Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário