sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Sequência didática: Fernando Pessoa na poesia

Neste roteiro, os alunos irão refletir sobre o processo de elaboração de um livro e produzirem resenhas a partir de sua leitura. Será utilizada uma obra de Fernando Pessoa, elaborada pelo Instituto Canal do Livro.

Materiais e recursos necessários
- LivroClip "Dias Melhores pra Sempre" (acessado pela Biblioteca Digital);
- Livro "Dias Melhores pra Sempre" em PDF (para ser visualizado no projetor multimídia), disponível na própria ferramenta LivroClip no ícone "Leia a obra";
- Acesso à rede social de leitores Skoob (é preciso que os alunos criem seus perfis, mas é possível acessar com a conta do Facebook).

Passo 1 (uma aula)
- Acessar a Biblioteca Digital LivroClip e o conteúdo relativo à obra  "Dias Melhores pra Sempre" (livroclip, informações sobre o autor e a obra)

Atividade oral
- Discutir sobre o processo de composição da obra (montagem de imagens e fragmentos de poemas de Fernando Pessoa; um fragmento para cada dia do mês; cada fragmento do poeta é antecedido por uma pergunta ou reflexão de quem elabora a montagem; os fragmentos sugerem sempre mensagens positivas sobre a vida, o ser humano, os sentimentos, os valores etc.; no início, créditos sobre os responsáveis pela edição; no final, os créditos contendo informações sobre o autor e os poemas originais; montagem realizada com um editor gráfico de textos e imagens, provavelmente CorelDraw - saber se alguns dos alunos conhecem e dominam os recursos desse software).
- Atenção especial às informações do contexto de produção da obra (Editora, autor, dados técnicos etc.)

Passo 2 (duas aulas)
- Acessar a rede social Skoob (www.skoob.com.br) e observar o recurso "resenhas", no qual os leitores da rede deixam suas impressões sobre as obras.

Atividade oral
- Ler algumas resenhas e discutir sobre as características do gênero, especialmente na comparação com a resenha jornalística.
- Observar a extensão média das resenhas e os processos de escrita (descrição/resumo da obra, apreciação e argumentação).


Atividade escrita
- Os alunos redigem suas próprias resenhas para a obra "Dias Melhores pra Sempre".


Atividade de socialização
- Os alunos são convidados a criarem seus perfis na rede Skoob e, depois disso, postam suas resenhas para o livro estudado.
- Os alunos elaboram cartazes de propaganda para divulgar a ideia de criar um perfil na rede Skoob e montar sua "estante", a fim de compartilhar com os amigos outras suas leituras.

Prof. Fábio Coutinho e Profa. Melita Cunha Marques de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário