quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Sequência didática: Morte e Vida Severina

Neste roteiro, os alunos poderão apreciar a obra Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, e estabelecer algumas aproximações com outros textos, como um videoclip musical e uma animação.

Materiais necessários
- LivroClip "Morte e Vida Severina" (acessado pela Biblioteca Digital ou pelo canal livroclip no YouTube)
- Dvd "Morte e Vida Severina", animação da TV Escola para a obra (disponível na escola).
- Clip da música "Morte e Vida Stanley", de Cordel do Fogo Encantado (publicado no mural da página do projeto no Facebook, no fim desta postagem ou clicando aqui, para visualizar a letra juntamente).
- Exemplar impresso de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto

Passo 1 (duas aulas)
- Acessar a Biblioteca Digital LivroClip e o conteúdo relativo à obra Morte e Vida Severina (livroclip, informações sobre o autor e a obra, leitura do trecho selecionado em "Leia a obra").
- Assistir à animação da TV Escola (50 minutos)

Atividade oral
Os alunos opinam sobre a adaptação da TV Escola, discutindo os seguintes aspectos:
- Relações entre o texto (poema de João Cabral) e as imagens (desenho animado);
- Qualidade técnica dos recursos de animação digital;
- Efeitos da utilização do preto-e-branco e do estilo de desenhar para a representação dos ambientes e personagens retratados na obra;
- Alcance da obra literária a partir da versão em desenho animado (quais públicos consegue atingir?)


Passo 2 (uma aula)
- Leitura da letra de "Morte e Vida Stanley" (José Paes de Lira "Lirinha") e visualização do videoclip.
- Leitura de um fragmento do artigo de Pedro Alexandre Sanches, a respeito da canção do Cordel do Fogo Encantado:
Do imaginário de João Cabral, o Cordel opera a transfiguração de Morte e Vida Severina em Morte e Vida Stanley. Lirinha conta a gênese da canção, à beira do parque da Água Branca, refúgio paulistano após o êxodo da semi-aridez de Arcoverde. "Almoçávamos um dia no restaurante quando chegou um rapaz todo melado de cal, perguntando se éramos do Cordel do Fogo Encantado. Ele era de Serra Talhada, cidade vizinha à nossa. Tocava guitarra numa banda e estava construindo a universidade ali do lado, trabalhando de empreitada e dormindo na obra para poder ir embora mais rápido. Quase uma escravidão. Quando perguntei seu nome, disse que era Stanley. É o moto-contínuo da retirada dos Severinos, e de repente um Severino coloca em seu filho o nome de Stanley". Clayton atesta o alcance da metáfora: "Eu trabalhava na construção civil aqui em São Paulo nos anos 80, e meu nome é Clayton. Eu sou um Stanley".
(texto completo aqui)


Atividade escrita
- Os alunos acessam a página do projeto no Facebook e deixam comentários no post relativo ao clip musical de "Morte e Vida Stanley", expressando o que acharam da canção e do vídeo.
- Os alunos redigem um texto comentando de que maneira a música faz uma releitura da obra de João Cabral, recuperando seu sentido e renovando sua temática.

Atividade de socialização
- Os alunos produzem cartazes para serem afixados no pátio da escola, divulgando informações sobre a banda Cordel do Fogo Encantado e aproximação entre a música e a obra poética de João Cabral. As produções podem ser divididas para diferentes grupos, na seguinte disposição:
Cartaz 1: João Cabral de Melo Neto
Cartaz 2: Morte e Vida Severina (obra)
Cartaz 3: Cordel do Fogo Encantado
Cartaz 4: Morte e Vida Stanley (música)
Cartaz 5: convite ao acesso à página do projeto no Facebook (www.facebook.com/leituradigital) e à participação por comentários no post relacionado.

Prof. Fábio Coutinho e Profa. Melita Cunha Marques de Souza


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