segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Sequência didática: Hamlet

Nesta sequência de atividades, os alunos estudarão um fragmento da famosa peça de Willian Shakespeare. No final, produzirão pequenos vídeos dramatizando a famosa cena "Ser ou não ser...".
Materiais e recursos necessários
- LivroClip "Hamlet" (acessado pela Biblioteca Digital);
- Trecho da obra impresso: Ato III, Cena I (disponível na Biblioteca Digital em "Leia a obra", páginas 42-46);
- Cenas de três versões cinematográficas disponíveis no YouTube.

Passo 1 (duas aulas)
- Acessar a Biblioteca Digital LivroClip e o conteúdo relativo à obra  "Hamlet" (livroclip, informações sobre o autor e a obra)
- Distribuir aos alunos cópias impressas da Cena I, Ato III, para uma leitura dramática;
- Dividir a turma em grupos de 7 integrantes, para que cada um assuma a leitura de um personagem da cena (Hamlet, Rei, Rainha, Polônio, Ofélia, Rosencrantz e Guildenstern).

Atividade oral
- Analisar os aspectos formais próprios do gênero dramático (alternância de turnos de falas, indicação das personagens, rubricas, divisão em atos e cenas, ausência de narrador etc.)

Passo 2 (duas aulas)
- Com um notebook ligado a um projetor multimídia e com acesso à internet, assistir a três versões de uma mesma cena da peça Hamlet, com os seguintes links:
1) Versão de Mel Gibson: http://youtu.be/3_UeXXeRAB8
2) Versão de Kenneth Branagh: http://youtu.be/PZluil_-NSQ
3) Versão da série "Som e Fúria", com Daniel de Oliveira: http://youtu.be/ZI7VzioTQlw

Atividade oral
- Ouvir as primeiras impressões dos alunos, debatendo sobre os recursos cênicos (cenário, figurino, modo de interpretação etc.) e cinematográficos (ângulos, cortes, luz, som etc.) empregados em cada uma das versões.
- Debater com os alunos por que essa seria a cena mais conhecida da peça de Shakespeare.
Atividade escrita
- Os alunos redigem um texto analisando e comparando os três vídeos.

Atividade de socialização
- Em grupos, realizam uma filmagem da fala principal de Hamlet. Em cada grupo, é possível dividir as funções: ator (ou atriz), diretor, figurinista, cenógrafo, câmera, técnico de som.
- Os vídeos podem ser apresentados para a classe ou, caso permitam, postados na página do projeto no Facebook.
Prof. Fábio Coutinho Silva

Um comentário: